8 Perguntas Simples Que Mostram ao Recrutador Que Você Fez Pesquisa

Quando o recrutador pegar em seu currículo pela primeira vez há uma mensagem que você precisa deixar bem clara para ele. A grande maioria das pessoas não fará isso, isso significa que você irá passar a perna a todas elas. De que se trata?

Você quer que seu currículo diga claramente para o recurtador: “Eu fiz minha pesquisa, eu conheço sua empresa, eu sei o que você está procurando.”

“Nossa, que tarefa complexa” você talvez esteja pensado. Não, nem um pouco, porque eu te vou guiar passo a passo.

Digamos que você esteja alvejando um lugar em uma empresa de informática, qual deve ser seu foco ao fazer sua pesquisa? Você quer ter uma boa ideia geral do que está envolvido na vaga à qual você está se candidatando e quais são as competências-chave necessárias. Só então você será capaz de construir um currículo adaptado às necessidades de seu futuro empregador.

Pode parecer simples, mas muitas pessoas não conseguem fazer isso bem. Eles criam um currículo único, destacando suas principais realizações e habilidades, e enviam esse mesmo currículo para toda e qualquer oferta de emprego. Mesmo que eles tenham feito pesquisa, seu currículo não reflete as informações que eles adquiriram.

Basta dizer que, na maioria das vezes, um recrutador terá dificuldade em encaixar a pessoa descrita no currículo, na vaga. O resultado? Uma oportunidade perdida.

Use os erros dos outros a seu favor

Veja como você se destacará da multidão: Se você está se candidatando a uma empresa, verifique as informações sobre ela disponíveis na Internet. Busque seu sítio oficial e pesquise o nome deles nas redes sociais e em fontes noticiosas.

Qual é a missão da empresa e quais são seus valores? Na maior parte, as empresas têm por objetivo ganhar dinheiro, vender um produto ou prestar um serviço de alta qualidade e edificar a reputação de sua marca.

Seja diferente. Ao longo de seu currículo, mostre como sua experiência profissional, formação acadêmica e habilidades específicas, ajudarão a empresa a alcançar esses mesmos objetivos.

Aqui está um conjunto de perguntas para o ajudar em sua pesquisa:

  1. Qual a missão ou objetivo declarado em seu sítio na Internet?

  2. Qual o seu slogan?

  3. Que produtos eles vendem?

  4. Que serviços oferecem?

  5. Quem são seus clientes?

  6. Os seus dirigentes têm uma presença online, tal como um blogue pessoal?

  7. Quem são seus concorrentes?

  8. Que qualificações específicas são referenciadas no anúncio de oferta de emprego?

Lembre-se, seu objetivo é perceber quais os valores da empresa e, consequentemente, qual o critério que o recrutador estará usando para fazer sua seleção.

Agora sim! Você está pronto para o próximo passo: Começar a redigir seu currículo!

Comentários

Comentários