Seu Currículo Passo a Passo: Perdido? Comece Aqui!

Você não quer apenas um bom currículo. Você quer um currículo que se destaque de todos os outros. Você está motivado, mas ao olhar para a folha em branco, você talvez nem entenda por onde começar. Isso é normal, mas pode ser desmotivador. Qual a solução?

Preste atenção à seguinte ilustração. Ela é simples, mas não se deixe enganar pois ela engloba todos os princípios fundamentais para estruturar seu currículo.

Imagine que você está em uma reunião social onde, conforme soube de antemão, uma pessoa muito importante está presente. O homem em questão é um gestor de uma das empresas as quais você pretende se candidatar. Embora esteja se sentido nervoso, você se aproxima dele, sorrindo, e se preparando para apertar sua mão. “Lembre-se, firme, mas não muito apertado”, você diz para si mesmo, enquanto estende seu braço.

“Oi, eu sou o Paulo, prazer em conhecê-lo Dr. Eduardo.”
“Prazer em conhecê-lo também Paulo. Já nos encontramos antes?”

Você foi a essa reunião informal na esperança de causar a melhor impressão possível, por isso se preparou bem. Usando as redes sociais para sua própria vantagem, você recolheu algumas informações-chave sobre os gostos deste homem. Além disso, através do uso dos motores de busca, você aprendeu algumas curiosidades interessantes relacionadas com os passatempos dele. Seu trabalho de bastidores compensa.

Depois de criar empatia e dirigir a conversa para um terreno comum, você o faz rir com um de seus comentários espirituosos ― uma piada sobre o passatempo favorito dele que você preparou de antemão. Além disso, você também é bem sucedido em colocar questões adequadas e a conversa se mantém viva.

Isto é fantástico. Você está tendo uma conversa agradável com alguém que tem uma posição importante em uma das empresas em que você está interessado. Se pudesse olhar para dentro do cérebro deste homem o que você veria? Dopamina sendo liberada. A dopamina é um dos químicos responsáveis por sentimentos agradáveis. Isso significa que esse gestor tem estado a apreciar estes poucos minutos com você.

Isso nos leva a uma questão muito importante, e frequentemente negligenciada: Quando você deve se despedir?

Por que a resposta a essa pergunta o deveria preocupar? Porque uma regra fundamental quando se conhece alguém novo, especialmente quando você precisa que ele permaneça interessado em si, é: “Despeça-se enquanto ele ainda está apreciando sua companhia.”

Se não o fizer, correrá o risco da conversa morrer ou, pior ainda, fazer com que ele comece a se perguntar quando poderá voltar para seus próprios negócios. Isso seria péssimo, pois a última coisa que você quer é ser lembrado como alguém entediante.

Então, visto que você está bem ciente de tudo isso, seu objetivo é apenas a troca de cartões e logo deixar o Sr. Eduardo em paz. De modo a alcançar isso, você faz apenas mais uma pergunta cuidadosamente preparada, escuta a resposta, lança um último comentário espirituoso, ele ri e você se despede.

“Foi muito bom finalmente conhecê-lo pessoalmente Dr. Eduardo,” você diz, se preparando para lhe pedir que troque de cartões com você. Seu plano funciona. Vocês trocam contatos e ele se despede com um sorriso no rosto. Sucesso, ele apreciou conhecer você e está aberto a conversar consigo novamente.

Você pode não perceber, mas ao longo de toda esta conversa você foi aplicando princípios fundamentais da neurociência essenciais. Estes podem ser agrupados em cinco áreas básicas.

Estas são as áreas para as quais nós precisaremos olhar mais de perto agora:

  • Faça sua pesquisa.
  • Crie uma primeira impressão encantadora.
  • Permaneça tempo suficiente para deixar sua marca.
  • Não arrisque ser entediante, se despeça enquanto o interesse ainda é elevado.
  • Facilite que ele entre em contato com você novamente.

Estes mesmos princípios, uma vez compreendidos, nos permitirão enxergar como construir nosso currículo.

Iniciaremos por considerar um segredo: pesquisar seu futuro empregador. É, você tem de adaptar seu currículo a seu prospectivo leitor. O próximo artigo lhe mostrará como fazer isso e lhe explicará por que isso é tão importante.

Comentários

Comentários