Ato I: Coloque Seus Personagens no Topo de uma Árvore

O Ato I tem que ver com a construção de todo o cenário inicial. É nele que aprendemos quem os personagens são, o que fazem e onde e por que estão fazendo isso. As motivações internas e os objetivos subjetivos definidos no Ato I servirão como a base sobre a qual a história crescerá durante o Ato II.

Uma vez que algo fora do comum aconteça, serão esses mesmos personagens que irão reagir a esse acontecimento. Eles reagirão com base em quem eles são e o contexto onde se encontram.

Para efeitos de uma carta de apresentação, você define o cenário inicial por responder a três questões fundamentais:

  1. Quem é você?
  2. Quem está contatando?
  3. Por que está fazendo contato?

Para responder a essas perguntas você vai precisar de ter duas peças de informação fundamentais:

  1. Os detalhes pessoais de seu currículo.
  2. Sua pesquisa sobre a oferta de emprego.

As duas primeiras perguntas, “Quem é você?” e “Quem está contatando?” serão respondidas nos cabeçalhos da carta.

Aqui está um exemplo do que você poderá escrever em sua carta de apresentação:

Seu nome e sobrenome
Seu endereço
Sua informação de contato

O título e o nome do recrutador

O endereço da empresa

Você pode ser capaz de encontrar o nome do recrutador através de uma pesquisa no LinkedIn ou através do site da empresa. Se você não conseguir encontrar o nome, alguns peritos recomendam que você use o nome de alguém relacionado com a empresa, alguém que pertença ao departamento de recursos humanos ou à direção. Neste caso, o raciocínio é que é melhor tentar e falhar do que usar saudações genéricas tais como “Caro Senhor”. Isto porque, de qualquer forma, espera-se que o currículo acabe sendo reencaminhado para quem de direito.

A terceira questão, “Por que você está fazendo contato?” será respondida através do parágrafo de abertura da sua carta de apresentação.

O que você deverá dizer?

Depende. Você está enviando seu currículo em resposta a um anúncio? Em caso afirmativo, você deve mencionar isso. Se, por outro lado, você está enviando um currículo de sua própria iniciativa, terá de mencionar por que acredita que contribuirá para ajudar a empresa a cumprir com seus objetivos principais.

Note também que o título “Sr.” deve ser alterado de acordo com o título da pessoa a quem a carta é dirigida, por exemplo “Dr.” ou “Dra.”

O inicio de uma carta de apresentação que acompanha um currículo enviado como resposta a um anúncio poderá ser assim:

Seu nome e sobrenome
Seu endereço
Sua informação de contato

O nome do recrutador
O endereço da empresa

Caro Sr. [nome do recrutador],

Estou lhe escrevendo com referência à posição [insira aqui a vaga a que se está candidatando], conforme anunciado no [insira o local onde você viu o anúncio].

Como pode constatar, o conceito é bastante simples.

E que dizer de um currículo enviado de sua própria iniciativa? Aí é preciso mais imaginação, veja um exemplo:

Seu nome e sobrenome
Seu endereço
Sua informação de contato

O nome do recrutador
O endereço da empresa

Caro Sr. [nome do recrutador],

Estive pesquisando o mercado em busca de empresas que se preocupam com a qualidade do seu atendimento ao cliente e da sua linha de produtos. Sendo a [nome da empresa] uma que realmente se destaca nestes aspetos, eu estou lhe escrevendo com a intenção de saber se vocês têm alguma vaga aberta para alguém com minhas caraterísticas.

Uma vez que estamos no Ato I e nosso objetivo é definir o cenário, iremos nos abster de entrar em mais detalhes. Em seguida, no Ato II, começaremos persuadindo o recrutador do quão qualificados nós somos.

Clique aqui para aceder ao próximo artigo nesta série.

Comentários

Comentários