Ato II: Bote Fogo na Árvore

No Ato II, o objetivo é criar tensão: “A árvore está em chamas! Como os personagens sairão dela?” Uma tensão que será levada a uma resolução no Ato III.

Como você pode criar tensão em uma carta de apresentação?

Sendo que você já fez sua pesquisa, a tarefa não será difícil. Porquê? Porque no corpo de sua carta você só precisa mencionar o que acredita serem as necessidades da empresa. Para identificar essas necessidades você se baseará:

  • No que você leu no site deles.
  • No seu conhecimento sobre os 3 objetivos universais das empresas.
  • Em quaisquer requisitos mencionados no anúncio de emprego.

Exemplo:

Seu nome e sobrenome
Seu endereço
Sua informação de contato

O nome do recrutador
O endereço da empresa

Caro Sr. [nome do recrutador],

Estou lhe escrevendo com referência à posição [insira aqui a vaga a que se está candidatando], como anunciado no [insira o local onde você viu o anúncio].

Tendo prestado a devida atenção à lista de requisitos constantes em vosso anúncio, acredito que posso contribuir para [liste as necessidades que foram identificadas tanto através de sua pesquisa, como as que estão listadas no anúncio. Isto irá dizer muito sobre sua atenção ao detalhe, seu interesse na vaga de trabalho e sua capacidade de pensar a partir da perspetiva da empresa. Esta lista poderá usar marcadores.]

Se você estiver enviando um currículo de sua própria iniciativa, você fará exatamente o mesmo, exceto que não terá um anúncio como referência. Basta então apontar quaisquer necessidades que você identificou em sua pesquisa.

Se você tiver dificuldades em identificar essas necessidades, relembre quais os objetivos primários da maioria das corporações:

  • Ganhar dinheiro.
  • Prestar um serviço ou vender um produto de alta qualidade.
  • Edificar a boa reputação da marca.

Exemplo:

Seu nome e sobrenome
Seu endereço
Sua informação de contato

O nome do recrutador
O endereço da empresa

Caro Sr. [nome do recrutador],

Estive pesquisando o mercado em busca de empresas que se preocupam com a qualidade de seu atendimento ao cliente e de sua linha de produtos. Sendo a [nome da empresa] uma que realmente se destaca nestes aspetos, eu estou lhe escrevendo com a intenção de saber se vocês têm alguma vaga aberta para alguém com minhas caraterísticas.

Qualificado como vocês são para fornecer [citar os serviços que eles prestam], eu identifiquei duas áreas-chave onde eu acredito que minha paixão por [uma qualidade sua relacionada com a empresa] poderá resultar em uma contribuição real para vosso objetivo de providenciar um serviço de alta qualidade.

E assim termina o Ato II. Já identificamos os personagens e agora colocamos a árvore em chamas. De que maneira? Ao revelarmos ao recrutador as áreas onde acreditamos que poderemos dar um contributo sério, o deixamos na expectativa. Agora ele está interessado em descobrir se nós viveremos a altura das expetativas dele, ou não. Ou, por outras palavras, será que conseguiremos tirar os nossos amigos da árvore sãos e salvos? Vejamos.

Clique aqui para navegar até ao próximo artigo desta série.

Comentários

Comentários