Modelo de Currículo – Vendedor

Aceda ao modelo de Carta de Apresentação correspondente a este currículo clicando aqui.

Página 1

Jorge Ramos
[Endereço]

(87)1354-1234 ― jorginhoramos@yahoo.com

Objetivo

  • Vendedor

Perfil Profissional

  • Um autodidata, Jorge Ramos leu e estudou mais de 10 livros de marketing, negociação e comunicação só no último ano. Por anos vem aplicando os princípios que adquire no seu dia a dia, o que lhe tem permitido manter bons relacionamentos com centenas de pessoas das mais diversas ideologias e culturas.

Resumo de Qualificações

  • Me interesso em aplicar os princípios base da Comunicação Não-Violenta, que se trata de um modelo de comunicação que visa a resolução e mediação de qualquer tipo de conflito interpessoal por meio do diálogo, pelo que me sinto confortável raciocinando com as outras pessoas e ajudando-as a modificar seu ponto de vista, mesmo quando são agressivas.
  • Tenho dois cursos complementares de Office onde participei em 6 projetos, com equipes entre 4 e 12 pessoas, tendo liderado a equipe em 2 deles.

Formação Acadêmica

  • Colégio Joaquim Alves
    Ensino Médio
    Janeiro de 2009 a Dezembro de 2011

Jorge Ramos ― (87)1354-1234 ― jorginhoramos@yahoo.com ― Página 1 de 2

Página 2

Formação Complementar

  • Curso de Office Avançado ― Instituto de Instrução Informática, 240 Horas
    Média de 9
    Abril 2014 a Agosto de 2015
  • Curso de Office ― Instituto de Instrução Informática, 80 Horas
    Média de 8
    Abril 2011 a Agosto de 2012
  • Aptidões Informáticas
    Uso do Microsoft Office em ambiente Windows e na nuvem, desenvolvimento de macros e resolução de problemas no banco dados do Acess.

Conhecimentos Linguísticos

Leitura Escrita Conversação
Inglês Avançado Avançado Fluente
Francês Básico Básico Básico

Jorge Ramos ― (87)1354-1234 ― jorginhoramos@yahoo.com ― Página 2 de 2

Comentários

Conforme já notou, estes exemplos estão focando pessoas com pouca ou nenhuma experiência real de trabalho. Afinal, se você já teve vários empregos ou tirou vários cursos fica fácil produzir um currículo, especialmente agora que você conhece os segredos.

O verdadeiro desafio está em fazer um bom currículo quando você tem pouca ou nenhuma experiência. O caso de Jorge ilustra bem isso. Ele não possui experiência real de trabalho e, normalmente, um currículo assim não possuiria um Perfil Profissional.

Mas notou o que Jorge tem?

Por meio de seu parágrafo inicial entendemos muitas coisas valiosas sobre esse homem: Ele tem uma paixão pela leitura, pelo mundo da comunicação, pelas vendas e pelo marketing.

Além disso, ele tirou dois cursos complementares de informática. Note que Jorge está se candidatando a um cargo como vendedor. Isso significa que ao recrutador pouco interessa quanto Jorge sabe sobre folhas de cálculo ou processadores de texto.

Mas, e que dizer da capacidade de Jorge de lidar com pessoas?

Isso sim é importante e é isso que o currículo procura destacar. Jorge faz isso por dirigir nossa atenção, não para o conteúdo do curso, mas sim para o seu papel enquanto membro de uma equipe de trabalho.

De fato, talvez esses projetos consistissem apenas em tarefas simples, como a produção de tabelas, nesta ocasião Jorge não necessita de ser específico. Ele sabe o que o recrutador precisa aprender sobre ele: que ele está habituado a lidar com os outros, e é essa informação que o currículo passa de modo claro.

Por demonstrar que é um ávido leitor de livros sobre o tópico e por sublinhar sua aptidão para lidar com outras pessoas, Jorge demonstra que tem o conhecimento teórico, e até certo ponto, alguma prática também.

Fica fácil para o recrutador encarar esse homem como alguém que responderia bem ao treino e que seria uma ótima escolha para uma entrevista.

Reveja os Passos Para Dominar a Arte de Fazer um Currículo Irresístivel

Comentários

Comentários